A Queda de Murdock? Como deve ser a nova série do Demolidor no Disney Plus!


 A Marvel finalmente anunciou o retorno oficial do Demolidor ao seu universo cinematográfico. Exigida pelos fãs desde o cancelamento da série da Netflix, em 2018, a volta de Charlie Cox como o Homem Sem Medo deu passos tímidos, até o anúncio de uma nova produção como parte da Fase 5 do MCU.

Porém, a empolgação foi seguida por dúvidas, já que o estúdio revelou poucas informações a respeito da trama. Além do protagonista, foi anunciado o regresso de Vincent D’Onofrio como o vilão Rei do Crime, a duração de 18 episódios e, principalmente, o subtítulo: Born Again. Se por um lado essa referência fez a alegria dos fãs mais antigos do personagem, por outro, ela pode ser uma grande distração.

Quando o assunto é Demolidor, “Born Again” remete imediatamente a uma das mais clássicas histórias do personagem nas HQs. Trazida ao Brasil com o título de A Queda de Murdock, a história de Frank Miller David Mazzucchelli (Batman: Ano Um) mostra o Rei do Crime destruindo todos os aspectos da vida do Demolidor ao descobrir sua identidade secreta. O vilão deixa o vigilante literalmente sem dinheiro, suja sua reputação, explode a casa em que ele mora, manipula uma de suas grandes paixões e até envia um supersoldado para matá-lo.

Acontece que A Queda de Murdock foi uma das grandes inspirações para a terceira temporada da série Demolidor durante o período na Netflix, mesmo que de forma superficial.

Capa da HQ Demolidor - A Queda de Murdock
Capa da HQ Demolidor – A Queda de Murdock

Vários dos elementos chave do quadrinho dão as caras de forma direta, como quando um Demolidor falso é contratado pelo vilão para sujar a imagem do vigilante, ou quando Matt Murdock recebe cuidados de uma freira, que na verdade é sua mãe. E até a famosa cena em que o herói quase morre ao cair em um rio a bordo de um táxi foi colocada. Já outros elementos foram mais sutis, como o vício de Karen Page (Deborah Ann Woll) em drogas ou o conturbado relacionamento entre Murdock e o sócio Foggy Nelson (Elden Henson).

Além de já ter sido parcialmente adaptada anteriormente, a história conta com questões maduras que dificilmente se encaixam no MCU até o momento. É claro que o Marvel Studios pode surpreender e fazer com que Daredevil: Born Again inaugure a leva de produções para maiores pelo estúdio. O próprio Homem Sem Medo já abriu essa porta ao ser trazido sem cortes para o Disney+, medida que até exigiu uma atualização no controle parental do serviço. Resta saber se a continuação terá tal liberdade ou se ela ficará restrita ao passado.

Sendo assim, o título “Born Again” pode assumir um caráter mais superficial e ser lido de forma literal, já que em português significa “Renascido”. Isso é algo que a própria Marvel já fez com Vingadores: Era de Ultron (2015) e Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), que pegaram títulos emprestados de HQs cujas tramas não tem a menor relação com o que se vê nas telas.

Por outro lado, o fim da série da Netflix e as recentes aparições do Demolidor e do Rei do Crime no MCU apontam para caminhos interessantes para a nova produção do Homem Sem Medo.

Como será o Demolidor do MCU?

Considerando que Vincent D’Onofrio já confirmou que o Rei do Crime que interpretou em Gavião Arqueiro (2021) é o mesmo da série da Netflix, é possível usar o final da terceira temporada da série como ponto de partida para Daredevil: Born Again.

Para quem não se lembra, a produção chegou ao fim com Rei do Crime e Demolidor entrando em um acordo: o mafioso deixa o herói e seus entes queridos em paz em troca do silêncio do herói a respeito do envolvimento de sua esposa nas atividades criminosas. A partir daí, Wilson Fisk é preso novamente e Matt Murdock retoma a parceria com Foggy Nelson (Elden Henson) e Karen Page em um escritório de advocacia.

Esse final feliz, que se passa em 2018, parece ter dado certo para Murdock, que teve a chance de atuar como advogado de Peter Parker (Tom Holland) em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021). Porém, muita coisa mudou de lá para cá, já que a série Gavião Arqueiro mostra Fisk solto e de volta ao mundo do crime.

Demolidor no filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Rei do Crime em Gavião Arqueiro
Demolidor em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Rei do Crime em Gavião Arqueiro

Situada anos após os Vingadores trazerem as vítimas de Thanos de volta, essa revelação deixa em aberto o que Fisk teria feito para recuperar a própria liberdade e como o Demolidor reagiu a isso. Esse pode ser um ponto chave para a trama, especialmente porque o vilão sabe a identidade secreta de seu grande inimigo.

Também é interessante lembrar que o próprio Rei do Crime teve um novo desenvolvimento já dentro do MCU. A série Gavião Arqueiro mostrou a relação dele com Eco (Alaqua Cox), que atira no rosto do mafioso ao descobrir que ele causou a morte de seu pai. Considerando que o mesmo aconteceu nas HQs, e ele sobreviveu com uma cegueira temporária, resta saber como Fisk pretende revidar o ataque de sua antiga protegida.

Demolidor em Mulher-Hulk e Eco

Demolidor no trailer de Mulher-Hulk
Demolidor com traje amarelo no trailer de Mulher-Hulk

Por outro lado, Daredevil: Born Again será lançada apenas na Fase 5, quando o vigilante já terá dado as caras em outras produções do MCU. O Demolidor já foi confirmado na série Mulher-Hulk: Defensora de Heróis com direito a um traje novo com partes amarelas.

Além disso, há fortes rumores de que o Destemido vai aparecer em Echo, série derivada de Gavião Arqueiro com foco em Maya Lopez, justamente a personagem que atirou no Rei do Crime em sua última aparição.

Sendo assim, as primeiras pistas concretas sobre a jornada de Demolidor, Rei do Crime e quem mais for aparecer em Daredevil: Born Again devem ser mostradas nas próximas produções do Marvel Studios. A única garantia é que anos de clamor por parte do público deram certo e o herói da Cozinha do Inferno está de volta para ficar.

Nova série do Demolidor no Disney+, Daredevil: Born Again estreia entre março e junho de 2024.

Comentários